quarta-feira, 3 de abril de 2013

A BELEZA ARQUITETÔNICA DAS CONSTRUÇÕES RELIGIOSAS


Estamos vivendo um momento em que todas as atenção estão voltadas para a Igreja Católica, tivemos recentemente a eleição de um novo papa. Bergoglio, bispo de Buenos Aires, é agora Francisco, o primeiro papa latino na história do Vaticano.

E aproveitando este clima sacro voltamos nossos olhares para a arquitetura religiosa, que devido a sua função de “acolher e elevar” é muito específica, tanto no que diz respeito a sua estrutura externa quanto interna. Internamente o pé direito alto dá a impressão de “subir aos céus”, além disso, este espaço interno deve ser bem arejado e bem iluminado permitindo a reunião de pessoas por longos períodos de tempo. Já externamente a intenção é “espantar”, mostrar a beleza e grandeza da fé.


Todas as construções religiosas têm esses princípios como base, no entanto, algumas dessas obras são tão fascinantes, que independente da religião, são inspirações. Selecionamos dez igrejas que se enquadram na definição de marcos arquitetônicos inspiradores:


1.    Santuario de Las Lajas: Localizado ao sul da Colômbia a 10km da fronteira com o Equador, o santuário se encontra harmonicamente posicionado no cânion do rio Guaitara, com uma altura de 100m, de sua base até a torre. A construção concluída em 1949 é um lugar de culto e peregrinação.






2.   Basílica i Temple Expiatori de la Sagrada Família (Templo Expiatório da Sagrada Família):  Localizada em Barcelona, na Espanha, esta obra que ainda está em construção foi iniciada em 1882 pelo arquiteto catalão Gaudí, que trabalhou nela durante toda sua vida. E sua conclusão está prevista para 2026, no centenário da morte do arquiteto. Quando estiver concluído, o templo contará com 18 torres, tendo a torre central 170m de altura. 


3.    Собор Василия Блаженного (Catedral de São Basílio): Construída entre 1555 e 1561 por ordem do czar Ivã IV, esta colorida catedral localizada na Praça vermelha é símbolo da Rússia. Diz a lenda que o czar mandou cegar o arquiteto responsável por esta catedral da Igreja Ortodoxa Russa, para evitar que este construísse uma coisa mais magnífica para outra pessoa.



4.    Basilica Papale di San Pietro in Vaticano (Basílica de São Pedro, no Vaticano): construída entre 1506 e 1626, a sede papal é um exemplo de arquitetura barroca do Renascimento. Considerada a maior igreja cristã do mundo, cobre 23 mil metros quadrados, podendo abrigar mais de 60 mil devotos, e em seu interior exibe obras de grandes artistas como Rafael e Michelangelo.




5.    Hallgrímskirkja: esta igreja luterana é a maior da Islândia. Com quase 75m de altura é a 6ª maior construção daquele país. Sua construção demorou quase 38 anos, sendo inaugurada em 1968. Seu desenho foi projetado para imitar o movimento da lava de um vulcão.



6.    Hagia Sophia (Basílica de Santa Sofia): Construída pelo Império Bizantino entre os anos de 532 e 537, este prédio foi a Catedral de Constantinopla desde sua inauguração até 1453, quando se tornou uma mesquita. Em 1934, a construção passou a abrigar um museu, e hoje seu interior está sendo reformado pela UNESCO.



7.    The Crystal Cathedral (A Catedral de Cristal): localizada na cidade de Garden Grove, na Califórnia, esta Igreja Protestante possuí cerca de 10 mil painéis de vidro. Como ela está localizada em um estado conhecido pelos terremotos, a construção utilizou uma cola a base de silicone que faz com que a estrutura consiga suportar um tremor de até 8 graus de magnitude.



8.    Catedral de Notre-Dame de Paris: Sua construção se iniciou em 1163 e demorou mais de 200 anos para ficar pronta. Esta catedral ficou famosa mundialmente por causa do romance “O Corcunda de Notre-Dame”, escrito por Vitor Hugo em 1831. Com quase duzentos vitrais, essa bela construção foi parcialmente destruída e teve vários tesouros roubados durante a Revolução Francesa.


9.    Catedral da Sé: Localizada em São Paulo foi construída em 1589, desde então passou por diversas reformas e demolições até ser reinaugurada em 1954. Este é um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, e nela se encontra o maior órgão de tubos da América Latina.



10.    Igreja e Convento de São Francisco de Assis: Localizada no centro História de Salvador, esta é considerada uma das mais ricas igrejas do mundo, toda sua decoração interna – paredes, colunas, teto e capelas – é revestida de intricados entalhes e ouro, além de painéis em azulejos portugueses.


Um comentário: